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Curso Estética Automotiva

O que é, quanto ganha, como abrir e montar um Lava-Rápido

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Saiba tudo O que é, quanto ganha, como abrir e montar um Lava-Rápido. Descubra também os investimentos e quanto custa para abrir um Lava Rápido.

Lava-Car,  Lava-Jato ou Lava-Rápido?

Com aumento do número dos empreendedores no Brasil grandes oportunidades surgem quando falamos do ramo automotivo. Algumas pesquisas apontam que o número de veículos segundo o DENATRAN já se aproxima de 4 a cada 1 habitante ou 58 milhões (carros) e 23 milhões de motos. Com tendência a esse número aumentar muitos serviços podem ser oferecidos a esse mercado.

Para abrir um Lava-Rápido

1.Plano de Negócios para um Lava-Rápido

O primeiro passo é ter um Plano de Negócios  para conseguir estruturar, criar e colocar todas as suas ideias em prática. Esse ponto ajuda você a ter metas e objetivos mais claros e definidos.  A partir desse momento você entenderá melhor sobre um Plano de Negócios e cada item que o compõe:

1.1 Plano Estrutural

Nessa etapa você definirá 3 pontos importantes para abrir seu lava-rápido: A Localização, A Estrutura e Os serviços que serão realizados.

Localização:

A escolha do local do seu Lava-Rápido é uma das principais. No inicio não conseguiremos achar um local perfeito para nosso estabelecimento, mas por se tratar de um lava-rápido, precisamos estar próximos aos nossos clientes e no mínimo, ter um local apto para o trabalho.

Obs: Serviços de Lava-Rápido são serviços ocasionais e precisam estar próximo a lugares movimentados, centros de trabalho etc.

Estrutura:

Ter um ambiente com boa estrutura favorece tanto os processos dos serviços quanto a credibilidade passada. Inicialmente não precisamos de um local tão grande para iniciar os trabalhos. Procure um ambiente menor que caiba menos carros. Procure um local que consiga armazenar equipamentos, produtos e dividir as etapas dos serviços.

Serviços Oferecidos:

Há uma diversidade bem grande de serviços que um Lava-Rápido pode oferecer. Desde lavagens a seco (sustentáveis) até mesmo duchas, lavagens completas ou internas. Definir os serviços que serão oferecidos é muito importante para estabelecer quais processos e equipamentos você precisará. É muito importante que você saiba quais são os serviços oferecidos por um Lava-Rápido ou uma Estética Automotiva e tenha um alto conhecimento (através de um curso, por exemplo) para executar esses processos.

Conheça outros produtos que seu lava-rapido / Estética Automotiva pode oferecer (e-book gratuito). 

2. Plano Operacional para um Lava-Rápido

O Plano Operacional envolve os produtos, equipamentos e procedimentos que são necessários para entregar e cumprir os serviços que serão vendidos.

Os serviços prestados possuem  diferenças para cada lava-rápido e algumas diferenças principais  com uma Estética Automotiva. Primeiro precisamos entender que Estética Automotiva é diferente de Lava-Rápido.

SE VOCÊ QUER SABER COMO INICIAR UMA ESTÉTICA AUTOMOTIVA E QUAIS SÃO SEUS DIFERENCIAIS EM RELAÇÃO A UM LAVA-RÁPIDO ACESSE ESSE CONTEÚDO.

como começar uma estética automotiva

O que precisa e quanto custa abrir um Lava-Rápido

Para iniciar um Lava-Rápido que realiza serviços como Lavagem Simples, Completa e Higienizações internas, você precisará dos seguintes equipamentos:

  • Aspirador de Pó – R$250
  • Compressor de Ar – R$1000
  • Lavadora de Alta Pressão – R$350
  • Mangueiras, adaptadores, Revolver  Pulverizador -R$150

Além disso, também serão necessários produtos que obviamente irão variar de acordo com os serviços e aplicação. Exemplo desses produtos: Detergentes para remoção de sujeiras da lataria, Odorizadores, Neutralizadores: pretinho para pneus, silicone para conservar partes plásticas, Desengraxantes, Ceras para finalização de serviços, Limpadores de estofados e carpetes, limpadores de vidros, hidrantes de couro, escovas, luvas e panos para secagem/esfregação.

Quanto ganha e lucra um Lava-Rápido

Como em qualquer ramo existem fatores que podem influenciar o lucro de um negócio. De qualquer forma, consideramos um valor médio de lucro entre R$4.000 (iniciante) até R$10.000 mensais. O que precisamos entender é que um Lava-Rápido pode lucrar cada vez mais de acordo com o número de clientes, tamanho da marca, investimento em marketing, quantidade de concorrentes e quais serviços oferece.

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No entanto, existem vários fatores que influenciam o lucro de um lava-rápido, vamos há alguns importantes que desde o início você precisa saber:

Marketing

O marketing para Lava-Rápidos é algo essencial para o sucesso. Assim como qualquer empresa os lucros e sucesso de um empreendimento estão intimamente ligados ao número de vendas. Estas estão interligadas com um bom Marketing.

Em conclusão engana-se quem acha que Marketing é apenas o ato de entregar panfletos ou fazer um cartão de visita. As estratégias que geram vendas e aumentam o faturamento de estabelecimentos  são ações que buscam atingir um público-alvo levando os principais diferenciais daquela empresa. Para iniciar com um bom Marketing em seu Lava-Rápido você já pode responder a seguinte pergunta:
-Por que um cliente deverá levar o carro para você e não para um concorrente?

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Precificação

A Precificação é algo também confundido para empreendedores que adentram neste ramo. Jamais a melhor solução será cobrar menos por um serviço. É uma conta de Matemática. Quanto mais barato você cobra, mais terá que trabalhar para ter um bom faturamento. Não estamos dizendo para cobrar o mais caro possível (até por que o seu Marketing deverá estar alinhado a isso). Estamos dizendo para cobrar um preço que seja justo pelo seu trabalho mediante a percepção dos consumidores.

Portanto é tão importante o seu Lava-Rápido ter diferenciais, apresentar um bom serviço ou ainda promover bem sua marca. Dessa forma você poderá “cobrar mais caro” pelo seu serviço e dessa forma obter um maior faturamento.

Pense sempre na frase: Vender mais vezes, vender para mais pessoas e vender pelo maior valor.

Concorrência

É muito difícil encontrar um segmento ou ramo que não tenha nenhum concorrente e tenha muitos compradores. Se você descobrir conte para gente também. No ramo dos Lava-Rápidos e Lava-cars não é diferente. Algumas pesquisas estimam que em cada 100.000 habitantes são encontrados 15 lava-rápidos em média. Do mesmo jeito que esse mercado e segmento é tão grande a concorrência também é alta.

Em conclusão é muito importante você obter diferenciais para conseguir ganhar uma grande carteira de clientes. Nossa dica está relacionada aos dois pontos anteriores: Marketing e Precificação. Outra forma (talvez a mais importante) é você iniciar como uma Estética Automotiva. Com pequenos investimentos a mais, você poderá iniciar com um estabelecimento que oferece serviços mais caros e tem retornos maiores. Além de óbvio, se diferenciar dos lava-rápidos.

Separamos abaixo dois materiais que falamos mais sobre esses assuntos:

++ESTÉTICA AUTOMOTIVA –  GUIA Completo de como iniciar a sua

++ COMO TRANSFORMAR UM LAVA-RÁPIDO EM uma ESTÉTICA AUTOMOTIVA